Nasce a Fermentaria
Hoje abrimos oficialmente a nossa Fermentaria aqui na Barra Funda.
Mas, na verdade, essa história começou lá atrás. Alugamos o galpão da Barra Funda no final de 2019, depois de um ano inteiro procurando e negociando imóvel. Na época, não existia nenhuma ideia de Fermentaria. A ideia inicial era bem mais simples: aumentar a produção, que já estava apertada na Apinajés, e ter um espaço maior para receber melhor as pessoas.
Vir para a Barra Funda nos pareceu um bom caminho. Descobrimos que seria muito difícil crescer onde estávamos e disputar imóveis com as incorporadoras e seus novos prédios no bairro. Na Barra, ainda encontramos galpões grandes, ótimos vizinhos (galerias de arte, marcenarias, restaurantes…) e um certo ar de interior.
No meio do caminho, veio uma pandemia e tudo mudou.
Entramos em modo sobrevivência e direcionamos nossa atenção para desenvolver nossos canais on-line. Foram dois anos intensos de “abre e fecha”. Com um projeto lindo para a fábrica na mão, vimos o custo de obra explodir e o nosso sonho ficar cada vez mais distante da nossa realidade. As conversas com os investidores esfriaram. Não havia clima para investir em projetos como o nosso, por mais que víssemos o interesse pelas nossas cervejas aumentar cada vez mais. No final, era como se ouvíssemos “vai lá, sobrevive à pandemia e depois falamos”.
Nesse tempo, o galpão da Barra Funda virou nosso estoque central e nossa adega de barris de madeira. Fomos convivendo com o espaço, olhando aqueles barris lindos cheios de cerveja e, de repente, caiu a ficha! Seria muito legal abrirmos esse espaço para as pessoas tomarem cerveja junto com os barris.
Criamos um plano mais realista e saímos correndo para viabilizar o projeto. Retomamos a conversa com os investidores, falamos com mais gente, foram meses intensos para viabilizar o projeto. Trocamos muita ideia com pessoas que colocaram de pé bares, restaurantes, locais que admiramos. Aprendemos um bocado. Para nós, o novo espaço da Barra Funda era a nossa grande oportunidade de falar com mais gente, mostrar o que estamos produzindo com mais liberdade, espaço e possibilidades. No final, sempre achamos que faltava na nossa cidade um espaço como o que queríamos construir.
A Fermentaria é um espaço aberto, cheio de vida e livre para a experimentação. Ela é unha e carne com a nossa fábrica. É a extensão do nosso processo produtivo. Nela vamos além. Como diz o Beto: “Na Fermentaria, fermentamos muito mais que cerveja”. Estamos criando uma cozinha que tem como linha mestra explorar diferentes processos de fermentação. Faremos nossos vinagres, picles e... por que não? … outras bebidas. A nossa pizza terá a massa fermentada com as mesmas leveduras que utilizamos em nossas cervejas.
Assim como nossas cervejas, a Fermentaria estará sempre em movimento, cheia de novidades. Será um organismo vivo.
Na Fermentaria, queremos também servir cada vez mais cervejas envelhecidas. Queremos que todo mundo conheça esse universo incrível, onde temos tanto para descobrir e explorar.
Que seja o começo de uma linda história! Sejam todos bem-vindos.
Estamos na Rua Cônego Vicente Miguel Marino, 390 - Barra Funda, São Paulo.
Daniel