Volta pelos EUA - Setembro, 2019

Há algumas semanas estive dando uma volta maluca pelos EUA para visitar cervejarias, destilarias e produzir cervejas colaborativas com algumas cervejarias que admiramos muito. Na mala muitos ingredientes cervejeiros e um portfolio do que estamos produzindo por aqui.

Além de produzir as cervejas colaborativas, o principal objetivo dessa viagem foi conhecer in loco diferentes programas de envelhecimento de cervejas em barris (Barrel Aged Beers), suas técnicas de produção e claro degustar muitos produtos.

O nosso programa, que está em vias de completar um ano, conta hoje com 35 barris de diferentes origens. Envelhecer cervejas não é um trabalho instantâneo. Leva tempo e os acontecimentos demoram entre alguns meses até muitos anos. É um trabalho complexo, sem muito atalho. Trocar experiências com cervejarias que estão com seus programas em fase madura é o melhor jeito de nos prepararmos para o futuro e corrigir eventuais desvios de rota.

Barris - Against The Grain.

Barris - Against The Grain.

A minha primeira parada foi em Louisville, KY na aclamada cervejaria Against the Grain. Cervejaria com quase 10 anos de idade, ficou famosa pelas suas cervejas defumadas e por sua linha Barrel Aged baseada em barris de Bourbon das destilarias da vizinhança. Literalmente eles pegam barris do outro lado da rua. Há algum tempo tivemos a visita de Jerry Gnagy, cervejeiro da ATG em nosso Taproom em São Paulo durante uma visita dele ao Brasil para participar de alguns eventos. Foi uma ótima primeira conversa e mantivemos contato. Sempre nos surpreendemos com a visita de cervejeiros gringos na nossa cervejaria. É um sinal que de alguma forma estamos produzindo cervejas que valem a visita e sempre nos traz ótimas oportunidades de conhecer pessoas interessantes.

A cerveja colaborativa produzida foi uma Imperial Stout com sementes de Amburana que está envelhecendo em Barris de Bourbon. A Against the Grain compra anualmente cerca de 300 barris de Bourbon de varias destilarias para envelhecer suas diferentes imperial stouts e barley wines.

De lá dirigi cerca de 450km até o sul do estado de Ilinois para visitar uma das mais autenticas cervejarias do mundo. Trata-se da Scratch Brewing Company , que fica situada dentro de uma fazenda em meio a infinitos campos de milho. Lá estritamente todos os ingredientes usados nas cervejas vem da própria fazenda ou da região. Raizes, folhas, troncos, cogumelos, frutos, sementes, grãos, flores... tudo vira cerveja. Pães são assados no forno a lenha utilizando as mesmas leveduras que fermentam as cervejas. Um local único, fora do roteiro cervejeiro padrão que me provocou bastante a pensar a cerveja como alimento que vem da terra. No final as possibilidades são infinitas e tudo está relacionado como você enxerga o seu trabalho e o resultado dele.

Minha próxima parada foi rumo ao Missouri até a cidade de Saint Louis. O plano era visitar uma das melhores cervejarias do Mundo, a Side Project. O Daniel havia encontrado o Cory King, proprietário e head brewer da Side Project numa conferencia em Denver e trocou contato. Ele foi extremamente receptivo e convidou para uma visita na cervejaria. Passei uma tarde com eles na fábrica em um papo franco e aberto, enquanto ele treinava o novo cervejeiro que estava começando naquele dia. A curiosidade ficou com o feedback da nossa Gorilla Café & Baunilha. Eles haviam acabado de provar algumas amostras de café no fornecedor deles e o comentário foi que não tinham provado nada tão bom quanto o café que usamos. A cada garrafa que eles abriam era uma aula prática. As vezes cervejas dizem muito sobre o tanto de trabalho envolvido para chegar no resultado. O nível de elegância e pureza de cada detalhe das cervejas deles é um sinal de obstinação duradoura na busca da melhor cerveja. Lá presenciei um trabalho feito com obstinação, seriedade e foco e todo o resultado que essa postura pode trazer para o produto.

Outro passo importante da viagem foi na cidade de Sparta, IL para produzir uma outra cerveja colaborativa com a White Rooster Brewing Co.. Escondidos em uma pequenina cidade de apenas 4 mil habitantes, eles estão produzindo diversas cervejas Barrel Aged sensacionais. De barris de Tequila, passando por Bourbon, vinho do Porto, Rum, Vinho e Conhaque, esses caras gostam de criar novidades e explorar caminhos distintos. Tudo muito equilibrado, intenso e elegante. Com eles, produzimos uma Imperial Coffee Stout com café brasileiro dos nossos amigos da UM Coffee Co. que viajaram na minha mala até o tanque da White Rooster.

Saindo do meio-oeste americano voei para o Colorado para conhecer o estado que tem mais craft breweries nos EUA. Ver cervejarias e destilarias a cada esquina em Denver foi incrível. Em poucas horas visitei a pé 10 diferentes cervejarias como Crooked Stave, OMF, Epic entre outras. Vale destacar ainda a Black Project que faz apenas cervejas de fermentação espontânea com qualidade equiparável as melhores cervejarias da Bélgica.

Dirigindo para norte de Denver em direção as famosas Montanhas Rochosas, fui produzir uma Juicy IPA com a WeldWerks Brewing em Greeley, CO. Muito conhecida no Colorado, a WeldWerks nos surpreendeu com a qualidade impecável de suas Juicys e a personalidade de suas Imperial Stouts Barrel Aged, que estão entre as melhores que já provei. Na receita colaborativa, batizada de Points of Light, utilizamos lúpulos experimentais que não chegam para nós aqui no Brasil. Foi incrível produzir uma cerveja que está sendo lançada nessa semana no Great American Beer Festival que acontece em Denver. O melhor de tudo é que essa relação de amizade e colaboração não parou nessa cerveja; em novembro o Lucas, cervejeiro líder da nossa equipe de produção irá fazer um estágio por lá para trocar mais experiências.

Confesso que quando decidi me tornar um cervejeiro não imaginava que além de fazer, beber e pensar cerveja todos os dias, ainda teria um bônus tão incrível como essas maravilhosas viagens cervejeiras que sou “obrigado” a fazer. Fico por aqui, ansioso pela próxima aventura...

Beto

Daniel BekeiermanComentário